Todos os pacientes que eu atendo querem uma solução para parar de ter vontade de comer doces. Mas, ao contrário do que imaginamos, nunca iremos parar de sentir vontade em comer, em especial alimentos que gostamos e sejam fonte de energia para nós, mas por outro lado podemos entender que a vontade de comer pode ser uma boa pista para entender o que está realmente acontecendo e como ajudar.
Entenda a Vontade de comer:
– Quando muito elevada pode ser um sinal de que você está se privando ou se privou demais de comer.
– Pode surgir pode você ter visto, sentido o cheiro ou lembrado de um alimento (ou recebido um cupom do app no seu celular)
– Você tem pensado muito em comida ao longo do dia
– a vontade surge como forma de ocupar o seu tempo ou te distrair de uma tarefa chata.
– Ela vem buscando alívio, conforto, reconhecimento (“eu mereço”)
Essas são algumas, mas não todas as formas em que uma vontade pode surgir para nós, e não, não devemos brigar com nossa vontade, pois ela é inocente!
A vontade de comer é um processo neurobiológico mediado por sinalizações químicas (dopamina) e responsavel por nos motivar a comer e repetir esse comportamento, garantindo a nossa sobrevivência! Se reduzimos o consumo de energia (privação), nosso organismo aumenta a motivação em comer e a recompensa por comer e por isso, ficamos muito sensíveis quando somos expostos ao cheiro, visão, ou lembramos/pensamos ou encontramos alívio emocional na comida.
O caminho é a Consciência Alimentar para não se privar mas entender a:
- Reconhecer a vontade de comer e diferenciar da fome física
- Se manter sempre nutrido para diminuir essa sensibilidade
- reconhecer as emoções
- Entender a vontade de comer como fenomenos transitórios e se nutrir de outras formas com compaixão.
Como anda a sua vontade de comer? Compartilha com a gente aqui nos comentários!